Rookgard (também conhecida como Rook) é a ilha em que
os jogadores começam sua jornada no jogo, ela possui equipamentos e
criaturas limitados. A ilha existe para dar ao jogador um gostinho do
jogo e para ensiná-lo habilidades básicas e dar algum equipamento ao
jogador para prepará-lo para entrar no Mainland. Assim que os
personagens dominem as habilidades básicas e cheguem aolevel 8 eles
devem falar com The Oracle.
Jogadores só podem permanecer em Rookgaard até o level 9, após isso ele será impedido de sair de lá.
A única forma de retornar à Rookgard após deixá-la é ser "Rookado", que
é o nome dado ao ato de se matar ou ter seu personagem morto até
atingir um nível abaixo do 6 (menos de 1500 exp), o que o fará com que
ele seja resetado completamente e mandado para a Tutorial Island como se
fosse um personagem recém criado.
Alguns jogadores preferem ficar na ilha para sempre, o primeiro personagem level 50 e 100 em Rookgaard foi Sunrise, (nosso site é destinado a esses jogadores).
Geografia
A ilha de Rookgaard localiza-se a sul da costa da cidade de Thais. Ao
sul da ilha localiza-se a sua única cidade a qual possui o mesmo nome da
ilha. Na cidade encontra-se um templo, uma academia, uma pequena
fazenda e algumas lojas.
Cidade
Na costa sudoeste da ilha existe um barco onde os novos aventureiros
são materializados quando entram pela primeira vez no jogo por meio do
assim chamado Portal das Almas.
No templo encontra-se o NPC Cipfried, um monge o qual cura personagens
gravemente feridos e dá conselhos aos novatos. Após morrer um
personagem aparece no templo com uma baixa na experiência, nos
equipamentos e em suas skills.
A academia é onde os personagens podem aprender os conceitos mais
básicos do jogo. No subsolo dela encontra-se uma pequena arena para o
treino do combate contra monstros. No térreo encontra-se uma biblioteca
com livros sobre a história do mundo de Tibia, informações básicas sobre
alguns monstros e sobre combate, uma breve descrição das cidades do
continente e sobre as vocações. No segundo andar encontra-se o assim
chamado Oráculo, com o qual os jogadores devem falar para ir à chamada
Island of destiny, e por consequências ao continente principal uma vez
que sejam fortes o bastante. Também se encontra na academia o NPC
Seymour, o qual é o líder dela e oferece missões aos jogadores e vende a
chave para a arena de treinos.
Espalhadas pela cidade há vários tipos de lojas, sendo a mais
movimentada a loja de armas e equipamentos do NPC Obi. Pode-se encontrar
nas lojas armas, escudos, armaduras, e equipamentos em geral. Além
delas, á uma pequena fazenda, gerenciada pelos NPC's Willie e Billy,
onde é possível comprar e vender comida, ou conseguir carne através das
ovelhas do local.
No subsolo da cidade há um sistema de esgotos, onde os novos
personagens costumam conseguir os seus primeiros pontos de experiência
matando ratos. A oeste da cidade há uma região exclusiva para jogadores
com Premium Account, a versão paga do jogo.
Os jogadores apenas podem cruzar a ponte que leva para fora da cidade quando estiverem pelo menos no nível 2.
Região selvagem
Na porção nordeste da ilha encontra-se uma floresta na qual podem-se
encontrar criaturas como aranhas, cobras e cervos. No norte dessa parte
encontra-se a entrada de uma vasta caverna, onde há trolls, ogros,
minotauros, ursos e aranhas; há uma outra entrada para essa caverna na
porção sudoeste da ilha. Ainda nessa porção, é possível encontrar uma
caverna apenas de ursos, outra apenas de lobos, uma caverna onde se pode
obter a espada Katana (a mais forte que pode ser obtida na ilha), e uma
montanha com um druida solitário que vende poções. Também é possível
encontrar uma jangada atracada na costa.
Na porção sudoeste da ilha encontra-se uma vasta planície. Nela
podem-se encontrar monstros como trolls, orcs, ursos, aranhas, vespas e
cobras. Encontra-se ainda uma torre de trolls, outra de orcs e mais uma
de vespas, e também um refúgio de ursos. Nessa porção há uma outra
caverna, a qual é principalmente habitada por aranhas.
Ao sul da cidade, há uma área onde se pode conseguir comida caçando coelhos e cervos.
Na área exclusiva para jogadores com Premium Account, encontra-se
diversas cavernas de lobos ou de cobras, e uma caverna apenas de
coelhos. Há também uma pequena caverna de esqueletos, e uma grande
caverna com vários monstros (trolls, gobblins, orcs e minotauros).
História de Rookgaard
O Portal das Almas foi criado pelos deuses a fim de ajudar Banor, o
primeiro humano do mundo de Tibia, a combater as forças do mal; pelo
portal vinham heróis de dimensões distantes para ajudar Banor em sua
luta. O portal foi feito em uma grande montanha, e ao redor dele foi
construído um templo o qual inicialmente foi protegido por Birtfeld, o
primeiro monge do local.
Contudo, com a renovação de Tibia, os deuses inundaram todo o mundo e
apenas as regiões mais altas ficaram fora d'água. Dentre os picos que
sobraram, estava o Portal das Almas, o qual ficou ali por séculos até
que Birtfeld faleceu, que então foi sucedido por Cipfeld, que foi
sucedido por Bipfeld, que foi sucedido por Gritfled, que foi sucedido
por Cipfried (o atual guardião do portal).
Um dia um barco de exploradores vindo de Thais chegou à ilha, dentre a
tripulação encontrava-se o acadêmico Seymour, o fazendeiro Willie e o
mercador Obi. Na ilha eles encontraram o Portal das Almas, juntamente
com seu guardião Cipfried. Eles informaram isso ao rei Tibianus III, o
qual já havia ouvido a lenda de um portal que trazia aventureiros de
regiões distantes. Uma vez que o rei precisava de novos guerreiros,
visto que se estava em tempos de guerra, ele ordenou a fundação de uma
cidade junto ao portal. O nome Rookgaard veio do termo militar em Inglês
para novos recrutas "Rookie", simbolizando o fluxo de novos heróis pelo
portal.
Logo outras partes ao redor do portal emergiram do mar, trazendo
consigo diversas criaturas malignas (demônios, dragões, mortos vivos,
orcs, etc.). Os humanos da ilha, que eram fracos e mal equipados, não
eram páreo para esses seres. Entretanto, quando quase tudo estava
perdido, o próprio Banor surgiu e derrotou o mal da ilha, vencendo assim
a guerra.
Ele alertou que o mal não estava destruído para sempre, e de que os
heróis necessitavam de conhecimento adequado para poder conter o mal do
mundo. Então foi fundada a academia da ilha a qual (por ordem do rei)
teve Seymour nomeado como seu líder (que aceitou relutantemente), Obi
fundou a sua loja de armas, Cipfried aprendeu sobre magias de cura para
ajudar aos novos aventureiros, e Willie montou uma fazenda para fornecer
comida aos aventureiros. Então Banor retornou ao mundo dos mortos.
Rookgaard Mapa:
